Manter a conduta adequada ajuda a garantir uma boa festa

Ser convidado para um casamento é sempre uma honra e alegria. Mas, para muitos também é motivo de preocupação. Sempre aparece uma dúvida sobre como se comportar, e imprevistos e descuidos podem acontecer. Por mais informais que sejam alguns tipos de cerimônia e recepção é importante estar atento a alguma regrinhas simples de etiqueta para não fazer feio no grande dia de amigos e familiares. Desde ir vestido de branco até atrapalhar o fotógrafo para filmar com seu celular, conheça alguns comportamentos que você deve evitar.

Respeite o horário da cerimônia

Em dias especiais, imprevistos sempre acontecem, o trânsito não colabora, mas chegar atrasado à cerimônia do casamento não pega nada bem. Além do mais, ela é um dos pontos altos do casamento. Caso aconteça, tente chegar em silêncio e sem fazer barulho para não desviar a atenção dos demais convidados.

Convidado não convida

Um dos principais erros dos convidados é pensar que não tem problema levar um amigo. Mas todos sabem bem que não é assim. Como qualquer grande evento, os noivos preparam uma recepção de acordo com o número de convidados da sua lista. Levar uma pessoa sem o conhecimento deles é deselegante e desrespeitoso. Por isso, geralmente muitos casais enviam seus convites individuais como pessoais e intransferíveis. Perguntar se pode levar um amigo não pega nada bem.

Valorize o convite. Confirme sua presença!

Em eventos importantes como um casamento confirmar sua presenta é de extrema importância para os noivos. Quando solicitado RSVP (Répondez S’il Vous Plait) então… O número de convidados confirmados é passado ao buffet, igreja, para se organizar o evento. Não responder e parecer de repente pode transforma-se numa grande saia justa.

Seja um convidado animado e agradecido

Os noivos se esforçam muito para esse dia, mas você não precisa esperar a saída deles para ir embora da festa ou se despedir deles diretamente. Se os pais dos noivos estiverem próximos à saída, é gentil cumprimentá-los e agradecer por poder participar desse momento tão especial.

Vale lembrar sempre: roupa branca nunca!

Regra número 1 e imprescindível para qualquer casamento, usar branco é expressamente proibido às convidadas! Apesar de ser conhecimento da maioria, ainda há aquelas não se atentam ao look. Lembrando que não só o branco, off white, marfim e gelo também não casam bem com a ocasião.

Fotos são legais, mas cuidado para não atrapalhar o profissional

Em tempos de smartphones, os convidados tendem a competir com os fotógrafos e videomakers para registrar os principais momentos do grande dia. É claro que vale clicar os noivos e postar tudo nas redes sociais, mas é preciso ter atenção para não atrapalhar o trabalho dos profissionais.