Se preocupar com o que você vai servir para seus convidados no dia do casamento é importante, pois evita contratempos diversos. Sim, o menu de casamento deve ser também priorizado nos preparativos de sua festa!

Apresentar aquele cardápio que não combina com a estação, o ambiente, o tipo de festa, os noivos e alguns outros detalhes, vai causar estranheza entre seus convidados. Além desses fatores, pode fazer com que você tenha gastos desnecessários.

Não importa onde você está comemorando o seu grande dia, se é no salão mais chique da cidade ou no conforto do jardim da sua casa, a comida é um dos principais pontos de destaque de um casamento com recepção. E cardápio bom não precisa necessariamente ser um cardápio requintado. É possível surpreender os convidados com um menu simples, diferenciado e com a cara dos noivos!

Confira os mais comuns tipos de buffets para casamento:

Brunch — um brunch é uma mistura de café da manhã com almoço, que deve começar antes das 12h. Servido mais tarde, este formato é chamado de lanche ou almoço informal, ou almoço tipo brunch. Ideal para casamentos descontraídos durante o dia.

Almoço — é semi-informal e pode ser ou não precedido de um coquetel. Ideal para casamentos entre 11 e 15 horas.

Coquetel — pode anteceder um almoço ou jantar e também pode ser servido sozinho. É um pouco mais informal.

Jantar — é um formato mais convencional e pede pratos mais elaborados. Acontece geralmente a partir das 19 horas.

Bolo com champagne — formato mais rápido, bacana e econômico de celebração, e pode ser feito em qualquer horário do dia. Chique e rápido, seu irmão mais novo é uma mesa de Hors d’oeuvre com sanduichinhos, champagne, docinhos e bolo — com mais ou menos duas horas e meia de duração.

Churrasco ou picnic  — formato descontraído geralmente ao ar livre. Um clássico que pode ter o seu lugar, especialmente em casamentos informais e despojados.