Muito mais que um adorno opcional para trazer luxo à sua festa, evento ou refeição cotidiana, o guardanapo conta com séculos de uso e aperfeiçoamento, o que o colocou em uma privilegiada opção que se adapta com eficiência nos mais diversos estilos e composições à mesa, expondo a funcionalidade de manter a higiene dos convidados, sem abrir mão do luxo e comodidade. Com o tempo, passou-se a idealizar um tecido para guardanapo adequado para cada ocasião.

Mais sustentáveis, os guardanapos de tecidos, obviamente, podem custar mais em produção, no entanto, pela durabilidade, podem ser usados por muito tempo, ao passo que os modelos de papel são descartáveis – usados e jogados fora – muitas vezes, sem mesmo com possibilidade de reciclagem ou outro tipo de reaproveitamento.

Modelos variados e versáteis: o guardanapo de tecido, diferentemente do guardanapo de papel, pode apresentar detalhes únicos – o que influencia bastante em todo o décor da mesa. Ar cores e estampas também, são um detalhe à parte.

Vale ressaltar que a qualidade do material influencia bastante de modelo para modelo e não é simplesmente porque o guardanapo é de tecido que ele será bonito e resistente – assim como muitos produtos no mercado – você precisa estar atento e pesquisar por peças de boas marcas. Assim, as chances do material desbotar ou rasgar são bem menores.