O casamento ao ar livre está nos seus planos? Nós te ajudamos! Seja na praia ou no campo, a decoração para casamento ao ar livre é marcada por detalhes artesanais, flores, folhagens, velas e tecidos leves; elementos que dão um ar intimista à cerimônia.

 

1. ESCOLHA DA DATA E HORÁRIO

Definir a data para um casamento ao ar livre é uma das tarefas mais complicadas. O clima é o fator mais importante nesse tipo de cerimônia e tem um peso bem maior do que em um casamento em ambiente fechado, por exemplo.
As noivas querem que o dia esteja perfeito, com temperatura agradável e céu sem nuvens. Um belo dia de sol será garantia de fotos incríveis, já que os fotógrafos adoram luz natural!

Por isso, tente marcar a data do casamento em uma época que costuma chover menos e que as temperaturas sejam agradáveis. Pensando nessa combinação, os cerimonialistas dizem que abril é o melhor mês para um casamento a céu aberto. Nessa época, as temperaturas são amenas: não está tão calor e nem frio demais. Abril é um mês mais seco e, portanto, perfeito para uma cerimônia ao ar livre.

Em geral, nos meses de outono (março a junho), a chance de chuva é menor. No inverno (junho a setembro), também, mas lembre-se de que as temperaturas estarão mais baixas.

Por outro lado, o verão, entre o fim de dezembro e o mês de março, é marcado por chuvas de fim de tarde, muitas vezes acompanhadas de vendavais. A primavera é tradicionalmente mais chuvosa e traz chances de temporais. Leve isso em consideração se você estiver planejando se casar ao ar livre nessas épocas.

 

Horário
Cerimônia ao ar livre é emocionante tanto de dia como à noite. Não há regras. Para quem quer aproveitar a luz do sol e a iluminação natural, os horários mais indicados são: final da manhã, antes das 11h, e final da tarde, depois das 16h. Mas, sem dúvida, o momento mais escolhido por quem sonha com uma cerimônia ao ar livre é o final da tarde. Há uma inexplicável poesia no crepúsculo. Para marcar o horário da cerimônia ao entardecer, um provável atraso da noiva, um possível tempo nublado (que tornará o cenário mais escuro antes da hora).

Tenha uma decoração em harmonia com a natureza. Valorize o aconchego na decoração. Uma das características de um casamento ar livre é justamente ter o clima de casa, mas com detalhes personalizados. Há mais liberdade em fazer um mix em estilo mobiliário e nas flores, mas sempre de forma elegante.

 

 

 


2. DEFINIÇÃO DO LOCAL

Depois de escolher a data ou período desejado é preciso definir onde se casar e verificar se ele possui estrutura que comporte o tipo de cerimônia que desejam e quais providências terão que tomar para que seu sonho de casamento perfeito se torne real.

Tudo isso é indispensável para garantir o sucesso do casamento, o conforto dos noivos e convidados.
Praia, fazenda, chácara, jardim… Todos podem se tornar cenários incríveis de um casamento ao ar livre. A cerimônia é menos tradicional do que na igreja e pode ser conduzida por um juiz de paz ou ministro religioso.
Casar a céu aberto permite alguma liberdade no ritual, como maior número de madrinhas e padrinhos e até animais de estimação.

Um casamento pé na areia tem tudo a ver com casais despojados que querem fugir do tradicional. Pode ter certeza: os convidados vão ficar encantados, vocês receberão muitos elogios e todos vão se lembrar por muito tempo, admirados, da cerimônia.

 

 

 


3. INSPIRE O CARDÁPIO NO AMBIENTE

Se a cerimônia for durante a manhã, opte por um almoço e coquetel durante a tarde. Se for ao entardecer, prefira um coquetel e uma mesa de risotos ou massas.

Monte um cardápio com pratos que remetam ao ambiente em que será a festa (praia ou campo) e não esqueça de harmonizar as bebidas com as comidinhas. Os bolos decorados com pasta americana e os naked cakes são os mais indicados.

Escolha bebidas refrescantes, como água de coco, drinks fresh e sucos. Aproveite que o açaí está em alta e sirva-o em copinhos com frutas e granola.

 

 

 

4. ESTILO RÚSTICO

A decoração para casamento ao ar livre geralmente tem um estilo rústico. Você pode usar madeiras, folhagens, flores, jutas, rendas e criar um ambiente que seja ao mesmo tempo simples, aconchegante e despojado.

As velas dão um clima intimista. Você pode usá-las nas mesas e no restante da decoração. Elas ficam lindas se misturadas com potes de vidro transparentes, jutas e flores do campo. Falando nisso, a juta é a cara do estilo rústico. O tecido natural pode decorar potes de vidro, porta-alianças, convites, lembrancinhas e mesas. Seu contraste com tecidos nobres está em alta na decoração.

Na iluminação, cordões de lâmpadas e luzes de Natal são acessíveis e conferem um clima acolhedor. Espalhe as luzes em galhos, escadas de madeira, colunas e atravesse os cordões pela pista de dança. Ficarão um charme!

 

 

 

5. ESCOLHA TRAJES MAIS SIMPLES

O clima é mais informal em uma celebração ao ar livre. então, opte por vestidos mais despojados de tecidos mais leves para você e as madrinhas. abuse de rendas e tules. Já os saltos altos e finos não combinam com o ar rústico ou vintage desse tipo de casamento.

O noivo e os padrinhos podem usar ternos claros de linho ou algodão e dispensar as gravatas (ou até mesmo optar por gravatas-borboleta).

 

 

 


6. OFEREÇA MIMOS INDISPENSÁVEIS

Se o dia estiver mais quente, que tal dispor leques nas mesas e águas com sabor de frutas ou de ervas? Se o local tiver mosquitos, é bom acrescentar um repelente no kit de banheiro da festa. Potinhos de compotas de frutas ou geleias são perfeitos para os convidados levarem de recordação.

 

 

 

7. TENHA SEMPRE UM PLANO B

Para a decoração para casamento ao ar livre, o ideal é que você alugue um espaço que tenha uma área coberta para servir de plano B, caso contrário, se chover, a festa pode se transformar em uma catástrofe. Toda noiva prevenida deve alugar tendas para que a chuva não atrapalhe a cerimônia ao ar livre.

Outra sugestão é fazer o casamento em um local que também tenha um ambiente fechado. Dessa forma, se a chuva for insistente, os fornecedores montam a cerimônia e a festa no novo espaço. Tenha uma área coberta para o DJ e os músicos. Não deixe que a chuva atrapalhe o seu grande dia!