Saber como montar uma mesa de jantar deve estar no repertório de todo anfitrião. Mas nem todos têm experiência com esse tipo de evento, e nas primeiras vezes podem surgir muitas dúvidas sobre como planejar e montar uma mesa de encher os olhos.

A mesa de jantar pode ser arrumada de diversas formas. Tudo depende da ocasião. Pode ser algo mais casual, para um momento de lazer com a família ou algo mais formal para uma data especial.

A boa notícia é que, independentemente do momento que gere essa necessidade de arrumar uma mesa de jantar, montá-la de acordo com a ocasião é bastante fácil e prático e nós vamos ajudar você nessa missão.

Confira abaixo dicas de como você pode arrumar uma mesa de jantar!

 

MESA INFORMAL

Como se trata de um jantar informal, você precisa apostar apenas no básico. Pode investir em toalhas mais coloridas e animadas e o mesmo é válido no caso dos jogos americanos. Quanto aos talheres, coloque apenas garfos, facas, colheres e copos.

Se preferir pode apostar também nas taças mais informais, aquelas coloridas e cheias de detalhes.

Nunca esqueça de verificar qual é o prato correto para a comida que você servirá. Para jantares simples, você pode usar jogos americanos no lugar de cada convidado, e o prato usado ficará no centro. Se for servir algo em tigelas, use sempre o sousplat em baixo.

Aposte nos enfeites neutros, mas não deixe de decorar a mesa. Vasos de flores são sempre ótimas opções. Elas trazem frescor e energia ao ambiente.

Os guardanapos são um detalhe importantíssimo. Uma ótima opção são os guardanapos de papel com relevo nas bordas. Esse modelo complementa qualquer decoração. O detalhe é simples, mas necessário para completar a decoração da mesa.


MESA FORMAL

Um jantar formal pede louças e talheres diferenciados. E se quiser fazer um jantar mais elegante, você pode ir mais longe na decoração. Você pode até mesmo definir um tema para a mesa e decorar de acordo.

O jogo americano nesse caso é obrigatório e deve ter um toque mais formal, sem muito colorido ou desenhos. Ele também deve combinar com a toalha de mesa escolhida. O guardanapo, de pano ou mais chique deve ser colocado ao lado do jogo americano, dobrado em formato de triângulo.

O prato deve ser colocado no centro do jogo americano e o garfo de jantar e garfo de salada em cima do guardanapo.

A faca fica do lado direito do prato, com a ponta voltada para dentro. Ao seu lado, deve estar a colher de chá. A colher de sopa finaliza os talheres, sendo colocada ao lado da colher de chá.

Para um jantar mais sofisticado, aposte nos grandes arranjos de flores. É uma ótima ideia escolher uma peça maior para o centro da mesa e peças menores dos dois lados.

As taças devem sempre estar no canto direito superior da composição. A ordem das taças, da esquerda para a direita é:

  1. Taça para água
  2. Taça para vinho tinto
  3. Taça para vinho branco

As taças devem estar dispostas em uma linha diagonal.

Confira o modelo abaixo:

E lembre-se: nada de deixar as comidas nas panelas. Utilize travessas que combinem com o resto da prataria para garantir que a mesa terá todo o requinte que merece.

 

Gostou? Agora é só colocar a mão na massa e organizar muitos jantares incríveis!