Todo mundo já passou por momentos em que é necessário tomar decisões complicadas e encarar diversos tipos de mudanças. Sentir-se inseguro nesta hora pode te levar a cometer erros e prejudicar seu desenvolvimento pessoal e profissional. É aí que um coach pode ajudar.

Coaching é um processo que tem por objetivo melhorar o desempenho e se concentra no presente, no “aqui e agora”, e não no passado ou futuro distante. Embora tenham muitos modelos e técnicas diferentes, de modo geral, o coach – o profissional -, atua como um facilitador da aprendizagem, do desenvolvimento do cliente, o coachee.

Existe uma enorme diferença entre ensinar alguém e ajudá-lo a aprender. No coaching, fundamentalmente, o coach está ajudando o indivíduo a melhorar seu próprio desempenho, ou seja, ajudando-o a aprender. Quem determina o caminho a seguir é o cliente, não o coach.

O coaching é um canalizador, um meio através do qual pode-se criar um novo significado para vida. Através dele pode-se desembaçar o vidro da vida e enxergar com mais clareza a estrada que leva ao futuro. Pode-se lapidar a alma e encontrar o diamante escondido.

O coaching possui uma metodologia baseada em diversas ciências como, psicologia, neurociência, sociologia e várias outras, sem se ater a apenas uma, buscando o que cada uma tem de melhor para promover o crescimento das pessoas, auxiliando na busca pela vida desejada, pela descoberta dos potenciais ocultos que existem em cada um de nós e, ainda, os recursos necessários para que se possa alcançar uma vida plena.

É um caminho de descobertas do próprio Coachee voltado para a sua realidade e seu futuro. O Coach procura ativar a capacidade da pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta e ao autodesenvolvimento. É importante esclarecer que sua essência é ajudar a pessoa a mudar, orientando-a a caminhar em uma nova direção, mas não é Psicoterapia.

Coaching é tudo isso: aprender com experiências, liberar potencial, maximizar performance e ainda superar obstáculos com elegância. É produzir mais, trabalhar menos e realizar mais do que achamos possível.

Então, você acha que o coaching pode ajudar você?