Se você é daquelas pessoas que preza pela elegância e pelo conforto em sua casa ao receber seus amigos e familiares, em seu casamento não poderá ser diferente! As mesas de convidados posta da maneira correta além de trazer todo um charme para seu evento também demonstra muito carinho com aquelas pessoas que participarão do momento mais incrível de suas vidas. Seus ambientes precisam ser muito bem decorados e pensados para gerar um clima mais receptivo para os convidados. Abuse dos detalhes personalizados em suas mesas e traga conforto e descontração em seus lounges.

Confira a seguir algumas dicas importantes sobre a arte de receber bem:

1- Afinal, o que é de fato a “mesa posta”?

Literalmente é o ato de receber seus convidados com as mesas já compostas por talheres, pratos, taças, guardanapo, sousplats, decoração, toalha de mesa entre outros elementos que fazem toda uma harmonia. Esse estilo de recepção traz bem exposta toda elegância e formalidade de um evento importante, afinal não é todo dia que montamos uma mesa tão bonita para receber alguém. Uma mesa bem posta harmoniza e envolve exatamente toda comida a ser servida, funciona como uma moldura para a arte de sabores escolhida para ser servida a seus convidados.

2- O que é essencial em minha mesa?

Basicamente o que toda mesa posta precisa conter seriam os itens indispensáveis para alimentação. Precisamos sempre ter uma toalha de mesa, centro de mesa (que pode ser um belo arranjo de flores alto ou baixo, ou até composições de decoração dependendo do estilo de evento), talheres, taças, guardanapo. A variedade de elementos e quantidade precisa estar relacionada ao cardápio a ser servido, para determinar tudo com precisão neste momento é super importante alinhar todas as suas escolhas com seu decorador (a) e buffet, assim os profissionais saberão lhe indicar tudo que é essencial para deixar seus convidados de “queixo caído” com tanto carinho e beleza em suas mesas.


3-  Vamos falar de decoração?

Seus casamento precisa ter todos os ambientes em perfeita comunicação então é essencial passar detalhadamente ao seu decorador (a) todas as preferências e estilo do casal. As mesas postas trarão todo garbo e elegância necessários em um casamento, mas é de suma importância que eles estejam se comunicando também com sua montagem de cerimônia, lounges e cenários da festa. Papelaria personalizada para cardápios e identificações de mesa são muito bem vindos para ajudar a compor todo conjunto que irá receber muito bem as pessoas queridas de vocês. Escolha cada detalhe como sousplats, taças, porta guardanapos, estilo de talheres e pratos, tudo isso são investimentos que literalmente estarão nas mãos de seus convidados e carregam todo estilo do casal e carinho com quem está participando de seu evento.

4- Origem histórica da “Mesa posta”

Desde os Egípcios as refeições dos reis e toda corte era feita em mesas bastante fartas e com todos os itens que pudesse trazer conforto e beleza aos alimentos. A consagração do ato de comer em mesas decoradas e bem servidas passou a ser propagada no reinado francês de Luiz XIV, um rei muito “festeiro” que fazia questão de receber seus convidados com tudo que havia de melhor em sua corte, daí também começaram a nascer algumas “regras de etiqueta”.Já o uso de diversos pratos e sousplats vem dos Russos. O que foi bem comum a todos os povos é a questão da “mesa posta” ser uma forma de receber as pessoas mais importantes das sociedades que eram governantes e reis. O que hoje utilizamos como hábito de casamentos e festas importantes para receber nossos queridos amigos, familiares e pessoas muito importante em nossas vidas!

Já pensou em como receber muito bem todos os seus convidados?

Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!