Separamos opções nacionais e internacionais para quem deseja passar a lua de mel em grande estilo

Depois da correria da organização de um casamento, nada mais justo do que começar a vida a dois com uma bela viagem. Afinal, o merecido descanso da lua de mel motiva pombinhos de todo o mundo a viajar e aproveitar o os primeiros instantes a dois. E olha, pode ser a primeira, a segunda ou até a terceira viagem de núpcias. O destino e seus detalhes precisam ser planejados para que, mais do que nunca, a viagem seja especial.

De acordo com Cyntia do Valle Sandora, no ramo há 11 anos e fundadora da Move Turismo, quando um cliente chega em sua agência é feita uma consultoria. “Pra nós é importante saber exatamente o que eles querem daquela viagem. Não é só uma questão de vender. A gente faz questão de entender o que eles esperam, o que procuram, quanto eles querem investir na lua de mel, onde eles já foram… É um serviço de consultoria mesmo! Não só isso, nós também precisamos entender como ele pode pagar pra tentar encaixá-lo sempre no melhor”, explica.

 

Separamos alguns destinos — nacionais e internacionais — que estão entre os preferidos dos recém-casados e podem ajudar na hora de fazer essa escolha tão difícil. E o melhor: tem para todos os bolsos.

Punta Cana

Punta Cana é um verdadeiro sucesso entre pombinhos em lua de mel, e compete diretamente com os valores de uma viagem similar ao nordeste brasileiro. “É um lugar lindo, um mar transparente encantador, bastante procurado para lua de mel por ser algo bem calmo”, comenta Cyntia. Localizada no leste da República Dominicana, é uma região que faz muito sucesso entre os recém-casados que querem aproveitar as praias caribenhas e curtir a estrutura de um resort de alto nível pagando pouco.

O melhor é que para ir a Punta Cana não é necessário visto. Basta apenas ter um passaporte válido. A alta temporada vai de dezembro a abril, quando o tempo está mais seco, e a temporada de furacões ocorre predominantemente no segundo semestre – apesar de a área não ter sido afetada nos últimos anos.

 

Fernando de Noronha

A beleza de Fernando de Noronha já tem fama no mundo inteiro. No entanto, apesar de receber inclusive celebridades nacionais e internacionais, o clima nesse paradisíaco arquipélago pernambucano ainda é relativamente tranquilo. Ou seja, nada mais romântico e inspirador do que ter Fernando de Noronha como cenário para sua lua de mel no Brasil.

É importante ter em mente que nem tudo seria fácil para o casal ao escolher esse destino. Afinal, será preciso escolher em quão praia das 21 ilhas eles vão mergulhar ou nadar entre golfinhos, peixes, tartarugas, e outros animais marinhos. Outra missão quase impossível: decidir em qual dos mirantes curtir o pôr do sol de um jeitinho bem romântico. Mas Cyntia tem suas ressalvas: “Na minha opinião é um pouco fechado, pois o custo dele é muito alto em relação ao Caribe”.

 

Veneza

Considerada uma das cidades mais bonitas e românticas do mundo, Veneza é um dos lugares mais escolhidos para passar a tão esperada e sonhada lua de mel. Importante patrimônio da humanidade, a cidade italiana é um prato cheio para casais que curtem história. Afinal, ela está por todo lado, e cada cantinho do lugar transmite nos mínimos detalhes toda a glória de ter sido uma das cidades mais influentes da Europa séculos atrás. Com diversas igrejas, monumentos históricos, ruelas e canais que são um charme sem fim, vai ser difícil não se apaixonar por esse destino. “O cliente que procura Veneza acaba optando por um roteiro mais completo, fazendo toda a Itália”, explica Cyntia.

Os casais que optarem por Veneza não podem deixar de fazer um passeio de gôndola para conhecer os tão famosos canais e sentirem na pele toda a magia de desbravar um dos pedacinhos mais românticos do mundo. É importante ter em mente também que, para viajar para lá, é necessário passaporte válido e a documentação requerida pelo Acordo Schengen. O período entre abril e outubro é o mais recomendado, visto que no inverno as temperaturas podem ser baixas.

Lençóis Maranhenses

Imagine a chance de garantir registros únicos em um lugar paradisíaco. Então sua lua de mel poderia ser nos Lençóis Maranhenses. Apesar de ser um destino bem popular, é tudo tão grande que não vai ser difícil encontrar uma praia deserta para namorar com toda a tranquilidade.

A melhor forma de chegar é entrando pela cidade de Barreirinhas, a 260 km da capital São Luiz do Maranhão, e fazer um belo passeio pelo Rio Preguiça para conhecer as famosas lagoas Azul e Bonita, as mais famosas do parque. A dica também é explorar o parque com ajuda de um guia especializado, já que o local tem acesso restrito. Vale o esforço para ver de perto um cenário repleto de dunas brancas – que chegam a 40 metros de altura – entrecortadas por lagoas de água doce incrivelmente azuis e verdes.

Paris

Não dá para falar de lugares românticos sem pensar em Paris. A cidade é um dos destinos mais sonhados por milhares de pessoas ao redor do mundo e, por isso, não poderia ficar de fora dessa lista. “Vendo bastante na agência não apenas por ser romântico, mas também por trazer todo aquele glamour de estar na Europa. Quando o cliente tem um pouco mais de tempo pra conhecer a França a gente faz um roteiro por lá pegando também os castelos, a parte do mar e tudo que aquele lugar pode oferecer”, explica Cyntia. Ideal para curtir os momentos a dois da lua de mel, é impossível não se render ao clima charmoso que percorre as ruas antigas da capital francesa.

Repleta de pontos turísticos mundialmente famosos, vale a pena visitar a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Palácio de Versalhes e fazer um passeio no Museu do Louvre para ver de perto a pintura mais famosa do mundo: a Monalisa. Paris é uma cidade enorme onde descobrir e redescobrir faz parte da mágica.

Costa do Sauípe

Um dos maiores empreendimentos turísticos brasileiros fica a mais ou menos uma hora do aeroporto de Salvador. A Costa do Sauípe fica no pequeno município de Mata de São João, e conta com cinco hotéis de luxo e seis pousadas temáticas de qualidade internacional. O cenário é natural e entre os mais inspiradores, com seis quilômetros de areia branquinha e coqueiros para fechar o cenário.

Vale destacar também a beleza da Vila Nova da Praia, espaço criado para destacar a cultura baiana. O lugar conta com apresentações folclóricas, shows e diversos restaurantes e bares. Não é raro os casais terem a chance de aproveitar um luau romântico na praia, em geral promovido por uma das pousadas. “É uma beleza encantadora e conta com um bom serviço de all inclusive“, complementa Cyntia.

Maceió

Conhecida como “Paraíso das Águas” e “Caribe Brasileiro”, Maceió é a capital do Estado de Alagoas e também o maior dos municípios. Famosa não somente pelas belezas naturais, a cidade é referência em cultura, especialmente pelo seu folclore. “Fechamos muitos pacotes para Maceió não só por conta da cor da água do mar, mas pelas lindas praias selvagens e por ser uma cidade muito barata pra se curtir bem tanto no dia quanto na noite”, explica Cyntia.

Quem visita a linda Maceió não pode deixar de fazer o tradicional passeio de jangada, que leva os turistas até outras praias fora da orla. Para quem curte o surf, vale a ida à Barra da São Miguel, tida como o melhor lugar para praticar o esporte, além de sediar o Campeonato Nordestino de Surf. Para aqueles que apreciam o cenário urbano, no centro da cidade é possível admirar as igrejas, museus e ainda as lojas de artesanato.

Gramado

Gramado é um município do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na região da serra gaúcha. Conhecida pela beleza das hortênsias, tipo de flor muito comum por lá, a cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes e influência da imigração alemã e italiana. “É um lugar extremamente romântico, lindo, sofisticado, voltado para o frio, com passeios para todos os estilos, restaurantes com serviço de motorista (eles buscam os clientes nos hotéis) e o custo beneficio também é um ponto a favor”, diz a especialista.

O clima de frio intenso do inverno gaúcho atrai grande número de turistas de vários lugares do país, que ficam encantados com o charme da cidade. Entre os principais passeios estão a visitação dos museus, o Mini Mundo (parque em formato de cidade miniatura) e os lagos Negro e Joaquina Bier, a Cascata Véu da Noiva, a Aldeia do Papai Noel, entre outros. A gastronomia local é marcada pelos produtos coloniais, especialmente as mesas de café recheadas de delícias, com variedades em pães, bolos, tortas, cucas, bolachas, geléias, queijos e muito mais.

Cancún

Quando falamos em lua de mel no Caribe, Cancún, no México, é sempre umas das opções mais desejadas. “É, sem dúvidas, o destino que eu mais vendo na agência depois da Disney”, diz a empresária. Mais que o mar azul turquesa de encher os olhos, a região conhecida como Riviera Maya virou um polo que reúne atrações para todas as idades. Areia branquinha, mar calmo, água morninha, parques temáticos, como Xel-Ha e Xcaret, locais para mergulho, passeios de barco e até mesmo a possibilidade de visitar as ruínas maias de Chicén Itzá. Cancún é um destino completo! “Quando se trata de uma lua de mel a gente faz um roteiro com os melhores passeios. E o sistema all inclusive do local agrada muitos brasileiros e casais que já estão lotados de dívidas com os preparativos da festa e não aguentam mais surpresas para pagar depois. Então o cliente que fecha uma lua de mel lá só vai gastar se ele realmente quiser e puder, pois sairá daqui com tudo quitado e incluso”, completa.

Duas de suas cidades vizinhas completam a viagem: Playa del Carmen mantém o charme de cidade balneária caribenha mesmo tendo se tornado um dos principais destinos da região; já em Tulum os visitantes têm a possibilidade de nadar no azul do mar ao lado de ruínas. Sem falar da agitada vida noturna de toda a riviera ao som de muita salsa e reggaeton. Famosas baladas, como o Coco Bongo, são as mais disputadas. Quem prefere algo mais calmo, não faltam ótimas opções para um jantar romântico à beira-mar.

Santiago

A capital chilena é perfeita para os casais que preferem desfrutar de uma boa infraestrutura urbana aliada à paisagem incrível (no caso, nada menos que a Cordilheira dos Andes). “Assim como Gramado, a gente vende por conta do romantismo, pelas vinícolas, pelo fato de em determinadas épocas poder-se esquiar… Os casais gostam dessa coisa do frio pra poder estar bem juntinho”, diz Cyntia. Famoso pela qualificada produção de vinho, Santiago ainda apresenta uma cena gastronômica cada vez mais em alta. A rota do vinho é imperdível, com diversas opções de vinícolas aberta a visitação, indicadas principalmente aos amantes da bebida. É um passeio romântico, válido para qualquer casal.

 

Mas a especialista alerta: planejamento, seja qual for o destino, é fundamental. “Muitos casais pensam apenas na festa, no vestido e nos convidados. E quando se dão conta da lua de mel, eles acabam pagando um alto preço pelos serviços. E não é só questão de vender. Não é só entrar na loja e dizer que tem R$ 15 mil pra viajar. Vai além disso. É ser atendido por um bom profissional que vai ajudar a montar a lua de mel dos sonhos. É ultrapassar as expectativas do casal, e nisso a gente é craque”, finaliza.